Brasileiro de Poomsae surpreende em Goiás! Confira os resultados

Brasileiro de Poomsae surpreende em Goiás! Confira os resultados

12
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

No último sábado, o 3º Campeonato Brasileiro de Poomsae contou com a participação de atletas de vários estados e revelou que o nível técnico e interesse dos taekwondistas no Poomsae estão aumentando.  Nos resultados gerais, o Rio de Janeiro foi o grande vencedor  da competição (1º), seguido de Santa Catarina (2º), Goiás (3º), São Paulo (4º) e Minas Gerais (5º).

Os resultados individuais e os titulares para representar o Brasil no Campeonato Mundial podem ser conferidos aqui: RESULTADOS INDIVIDUAIS DO 3º BRASILEIRO DE POOMSAE

A competição, que foi também Seletiva para o Campeonato Mundial de Taekwondo, teve o diferencial de ter sido realizado num espaço comercial, pelo que atraiu a atenção de muitos curiosos que passaram  no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia/GO e puderam assim prestigiar todos os participantes do evento.

O evento também agradou os participantes, que destacaram a importância dos moldes em que o mesmo foi realizado. “Penso que a CBTKD e a Federação Goiana estão de parabéns por terem realizado este evento num shopping. Foi excelente a ideia, pois desta forma conseguimos atrair adeptos que  poderiam pensar  que o Taekwondo é só luta. E o Poomsae é uma alternativa. Além disso, realizar num shopping dá um grande acesso a todo um público que não quer ficar preso num ginásio, por exemplo”, declarou  Renato Ribeiro, que foi campeão na categoria Individual abaixo de 60 anos, se classificando para o Mundial, e também participará do Campeonato Pan-americano, nesta semana.

“Além disso, foi muito importante termos um Campeonato Brasileiro de Poomsae separado da luta, porque isso fomenta a modalidade  e ajuda-nos a crescer. O número de inscritos neste evento foi bem alto, com relação a edições anteriores, e isso mostra que estamos no caminho”, acrescentou a atleta Manoela Pontual, que venceu a competição na categoria abaixo de 40 anos.

Com relação à participação do Pan-americano, os brasileiros, que agora defendem o seu lugar no pódio, após terem alcançado o terceiro lugar geral em 2014, prometem dar o seu melhor continuar na elite do Poomsae a nível continental.

“Estamos treinando todos os dias e há uma boa expectativa de fazer o melhor. Temos grandes chances de medalhas, mas temos concorrentes muito fortes também. Os outros países estão correndo muito atrás, por isso a concorrência está forte.  Atingir um título é muito difícil, mas defende-lo é mais difícil ainda. Porém estamos muito confiantes de que faremos um bom trabalho”,  explicou Renato Ribeiro.

Manoela Pontual frisou ainda que “o Poomsae está crescendo no mundo e todos estão investindo muito em competições. Países pequenos estão com equipes grandes e está cada vez mais difícil para nós também. Mas, esperamos trazer um bom resultado geral e que todos os brasileiros conquistem  medalha. Demos um salto muito grande e melhoramos bastante, por isso vamos lutar para nos mantermos no pódio”, acrescentou a atleta carioca.

Na opinião do coordenador de Poomsae da CBTKD, Marcos Rodrigues, “embora haja um grande caminho a percorrer, houve uma grande evolução nos últimos tempos do nível do nosso Poomsae. A postura, a  disciplina e o respeito dos atletas evoluíram bastante.  Os atletas estão se dedicando muito e conseguiram já os primeiros títulos internacionais, o que motiva a eles próprios e a outros atletas. Temos uma delegação indo para o Pan-americano e isso impulsiona o Poomsae a nível nacional também. Estou muito otimista em bons resultados, já que os atletas estão com mais experiência e confiança, bem  treinados e levando muito a sério o Poomsae. Temos tudo para conseguirmos mais uma vitória”.

81 71 69 60 32 21 10 2

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente