Bolsa Pódio 2017

Nove atletas de Taekwondo serão contemplados com o programa Bolsa Pódio, promovido pelo Ministério do Esporte para apoiar os atletas nacionais neste novo ciclo olímpico de 2016-2020.  Entre os beneficiados, que obedecerem aos critérios de entrada ou manutenção da Bolsa,  estão os atletas que representaram o Brasil em 2016, Maicon de Andrade Siqueira, Iris Tang Sing, Venilton Teixeira e Julia Vasconcelos, sendo que fazem também parte deste grupo outros atletas de talento e resultados reconhecidos como Henrique Precioso, Raphaella Galacho, André Bilia, Lucas Ferreira de Oliveira  e Valéria Rodrigues dos Santos.

No total, o Ministério do Esporte atribuirá a estes nove contemplados to Taekwondo o valor deR$76.000,00 por mês.

Maicon Siqueira, medalhista olímpico no Rio 2016, foi inserido no Grupo 1 de atletas, por  ter conquistado a medalha de bronze nos últimos Jogos.

No Grupo 2, foram contemplados Henrique Precioso e  Iris Tang Sing, por estarem colocados entre os entre os 4º e 8º colocados do Ranking Mundial.  No Ranking Mundial de fevereiro de 2017, Iris Sing estava em 7º lugar na categoria Feminino -46Kg, e Henrique Precioso ocupou o 8º lugar da categoria Masculino -74Kg.

Venilton Teixeira, Julia Vasconcelos e Raphaella Galacho foram contemplados pela bolsa do Grupo 3, por estarem colocados entre 10º e 16º no Ranking Mundial, em fevereiro de 2017.  Venilton Teixeira ficou em 11º, na categoria mundial -54kg, Julia Vasconcelos, estava colocada em 15º na categoria -62kg, e  Raphaella Galacho em 10º lugar, na categoria -73Kg.

No patamar mais baixo do programa Bolsa Atleta Pódio, referente ao Grupo 4, ficaram colocados os atletas André Bilia, Lucas Ferreira de Oliveira  e Valéria Santos. O critério que os atletas atenderam foi a colocação entre 17º e 20º lugar no Ranking Mundial de fevereiro de 2017.  Bilia ficou em 19º, na categoria mundial -80Kg; Lucas Ferreira estava em 18º até -87Kg; e, por fim, Valéria Santos estava em 19º na categoria -46Kg.

A CBTKD parabeniza aos atletas pela conquista da Bolsa Pódio para o ciclo 2016-2020 e agradece a todos os membros envolvidos no Grupo de Trabalho pelo empenho e dedicação em prol do Taekwondo Brasileiro, com especial destaque para Natalia Falavigna, que representa a CBTKD neste grupo com todo o seu profissionalismo e sem medir esforços para participar de todo o processo de avaliação dos atletas.  Este processo se iniciou antes da atribuição da bolsa e se estenderá também por todo o ciclo olímpico. Durante este período, Falavigna acompanhará diversas competições dos atletas contemplados e produzirá relatórios sobre o índice e desenvolvimento técnico dos atletas, nos quais se baseará a continuidade do benefício.

Confira abaixo os critérios de entrada no Programa Bolsa Pódio, assim como os  valores das Bolsas:

Critérios BOlsa Podio