Palavra do Presidente

Junior Maciel Presidente Taekwondo CBTKD


“Prezados Taekwondistas,

É com uma enorme honra que assumo a presidência da Confederação Brasileira de Taekwondo, encarando este desafio como uma oportunidade para servir plenamente a nossa comunidade taekwondista e resgatar o brilho que é devido ao Taekwondo nacional, assim como o orgulho de todos vocês em serem taekwondistas.

Encaro esta missão de escrever um novo capítulo a cada dia, tendo plena consciência de que uma história vitoriosa não se escreve individualmente , mas com a participação de todos. Acredito no trabalho de grupo e que só juntando esforços e tendo uma mentalidade aberta a novas ideias, poderemos agregar valor ao Taekwondo. Neste sentido, trabalharei juntamente com uma nova diretoria composta por um grupo multifacetado de membros que têm o objetivo comum de reestruturar a entidade e abraçar novos desafios que nos tragam a elevação do nosso esporte e arte marcial.

Teremos muito trabalho pela frente, mas isso nos motiva cada vez mais! Sabemos que 2017 está sendo um ano atípico e turbulento, com períodos bastante controversos e que, até ao seu término, não haverá tempo hábil para normalizar os processos nem encontrar as condições ideias que desejamos para trabalhar. Porém, já envidamos todos os esforços para melhorar o cenário que encontramos. Num primeiro momento, tomamos medidas imediatas relativamente à reestruturação administrativa da entidade, para que possamos dar todo o suporte às questões esportivas e marciais do Taekwondo. Continuamos investindo na modernização do sistema integrado de gestão de atletas, que nos dará base para potencializar o crescimento da nossa comunidade. Além disso, já garantimos alguns apoios à participação das Seleções nos Campeonatos Mundiais, Pan-americanos e Grand Prix realizados em 2017 e, em breve, concluiremos o calendário nacional até ao final do ano.

Porém, queremos fazer mais e melhor! Pretendemos, a partir de 2018, colocar em prática o nosso plano estratégico e ter todas as condições para prosseguir os trabalhos e apoiar o Taekwondo Nacional em plena capacidade. Continuaremos promovendo mudanças e focaremos nossos esforços no crescimento dos atletas, sempre tendo como pano de fundo a transparência das nossas ações! Queremos promover a integração e sinergia entre as diferentes vertentes do Taekwondo, de forma a alcançarmos objetivos de qualidade e resultados de excelência, tanto no Taekwondo como no Para-Taekwondo, que pretendemos vir a abraçar com a mesma capacidade. Além disso, buscaremos novas parcerias, patrocínios e apoiadores, reforçando também os laços com as entidades que já vêm  nos dando um imensurável suporte, sejam elas Comitê Olímpico do Brasil e Federação Mundial de Taekwondo, entre outros parceiros.

Sei que só alcançaremos nossos objetivos com a união de todos. Por isso, apelo para que, em detrimento de interesses pessoais, todos os taekwondistas se foquem exclusivamente no engrandecimento a nossa arte marcial e esporte, numa evolução constante que torne o Taekwondo numa referência entre os esporte olímpicos no Brasil e numa potência a nível mundial.

Desejo que todos tenham orgulho de fazer parte de uma entidade nobre como é a Confederação Brasileira de Taekwondo que, creio com todas as forças, voltará a ser uma instituição respeitada, organizada e transformada para administrar o esporte na sua máxima capacidade, cada vez mais forte e preparada para se tornar numa referência no meio esportivo. Não podemos deixar que individualidades afundem as nossas esperanças e ofusquem todo amor e dedicação que milhares de praticantes, atletas, técnicos, mestres e professores têm ao Taekwondo. Nossa missão a partir de agora é construir o futuro brilhante do Taekwondo Brasileiro. Sabemos que são inúmeros os desafios da entidade, mas enxergamos este cenário com diversas oportunidades.

Por último, agradeço a todos que acreditaram no nosso projeto e que hoje fazem parte desta nova história que agora começa, lembrando que o foco é só um: resgatar o Taekwondo Brasileiro e elevá-lo ao mais elevado patamar! Conto com o apoio de todos!

Juntos Somos Mais Fortes!”

 

Rio de Janeiro, 14 de julho de 2017.

 

Alberto Cavalcante Maciel Junior

Presidente da CBTKD

________________________________________________________________________________

PERFIL DO PRESIDENTE: 

Alberto Cavalcante Maciel Junior, conhecido por Junior Maciel, é natural do Amapá e entrou no mundo do Taekwondo em 1993. Foi Coordenador Técnico da Seleção Juvenil entre 2010 e 2014 e técnico da Seleção Adulta de 2014 a 2016. Participou do Rio 2016 como técnico olímpico, acompanhando Venilton Teixeira e o medalhista de bronze Maicon Siqueira.

De 2004 a 2012, foi presidente da Federação Amapaense de Taekwondo. Formou-se em Fisioterapia pela Universidade Estácio, em 2009, sendo atualmente empresário no ramo de academias.

No dia 24 de abril foi eleito presidente da CBTKD, porém só começou a exercer oficialmente a função após a homologação da Justiça, que se deu em 6 de junho de 2017.

_______________________________________________________________________________