WTF anuncia 7º Campeonato Mundial de Para-Taekwondo

WTF anuncia 7º Campeonato Mundial de Para-Taekwondo

4o_pan_americano_lucas_almeida_3
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

A Federação Mundial de Taekwondo anunciou a realização do 7º Campeonato Mundial de Para-Taekwondo na cidade de Londres, no dia 19 de outubro de 2017. O evento será sediado no Copper Box Arena, no coração do Parque Olímpico de Londres, e será ranqueado como G-10, incluindo competição de Kyorugui, na categoria K40, assim como Poomsae nas categorias P20 e P30. Além disso, a competição da categoria P20, para deficientes intelectuais, será chaveada de acordo com o Sistema de Ranking.

De acordo com o presidente da WTF, Dr Chungwon Choue, “este evento irá refletir verdadeiramente a universalidade do nosso Para-Taekwondo, que cresceu substancialmente após a inclusão nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020”.

O Coordenador de Para-Taekwondo da Confederação Brasileira de Taekwondo, Flavio Bang, comentou a importância da modalidade se ter tornado paralímpica para todos os esportistas.  “Ao receber o status de esporte paralímpico, os praticantes do Para-Taekwondo ficaram muito mais motivados, pois agora os Para-Taekwondistas tem a oportunidade de ir em busca da sonhada medalha paraolímpica.  A conquista deste status não prestigia apenas para-atletas de alto rendimento como também a promoção do Para-Taekwondo como ferramenta de inclusão social principalmente. A inclusão do Para-Taekwondo nos Jogos Paralímpicos vem ao encontro de um dos objetivos do próprio Taekwondo, valorizar o espírito como superação, persistência, confiança, solidariedade, perseverança, entre tantos que são representados pela atitude dos Para-atletas e que vão além das suas limitações físicas”, comentou Flavio Bang.

Entenda o Para-Taekwondo

(Informação da Coordenação de Para-Taekwondo da CBTKD)

Classificação Funcional:

No Para-taekwondo temos as competições de combate (Kyorugui) identificada pela letra K e a de formas (Poomsae) identificada pela letra P, assim definidas procurando desenvolver e promover o Taekwondo para os atletas de todas as deficiências. De acordo com a deficiência os atletas são classificados nas respectivas divisões já determinadas para cada classe de deficiência como segue:

  • Deficiência física P30, P70 e K40
  • Deficiência visual P10
  • Deficiência intelectual P20
  • Deficiência auditiva KP60

Dentro de cada classe, há subdivisões, por exemplo, K-42 que são Para-atletas que não possuem membro superior ou ambos membros superiores possuem impedimento, K-44 que são Para-atletas que possuem apenas um membro superior ou um membro superior impedido.

 

COMPETIÇÕES PARA O RANKING MUNDIAL

As competições homologadas para o ranking mundial, que somarão pontos até 2020, já definidas são:

  • 2017 U.S. Open Taekwondo Championship, Las Vegas, EUA, nos dias 31 de janeiro à 3 de fevereiro;
  • 2017 Turkish Open, Antalya, Turquia, nos dias 11 a 14 de fevereiro;
  • Belgian Open 2017, Lommel, Bélgica, nos dias 17 a 19 de março;
  • 2017 Pan Am Open International Taekwondo Championships, Acapulco, México, nos dias 20 a 23 de abril;
  • Austrian Open 2017, Innsbruck, Austria, nos dias 3 e 4 de junho;
  • 23rd Summer Deaflympics, Samsun, Turquia, nos dias 18 a 30 de julho;
  • 30th Summer Universiade, Taipei, China Taipei, nos dias 19 a 31 de agosto;
  • 2017 Costa Rica Open International Taekwondo Championships, San Jose, Costa Rica, nos dias 1 a 3 de setembro;
  • 2017 Canada Open International Taekwondo Championships, Montreal, Canadá, nos dias 28 de setembro a 1 de outubro;
  • 2017 WTF President’s Cup – Pan Am region, Las Vegas, EUA, nos dias 5 a 8 de outubro;
  • 2017 IWAS World Games, a confirmar data e local.

 

ATIVIDADES NO BRASIL

O calendário nacional para 2017 está sendo elaborado. Entretanto, no Brasil, as atividades oficiais foram iniciadas com a abertura do chamamento nacional dos praticantes com deficiência. Em 2015 foram realizados os primeiros eventos oficiais do Brasil, sendo eles:

  • Seminário Internacional Para-Taekwondo com membro do Comitê Para-Taekwondo da PATU (União Pan-americana de Taekwondo) e da WTF (Federação Mundial de Taekwondo) no estado de São Paulo, organizado pela FESPT (Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo) e reconhecido pela CBTKD (Confederação Brasileira de Taekwondo);
  • Abertura do Cadastro Nacional Para-Taekwondo da CBTKD;
  • 1º Campeonato Paulista de Para-Taekwondo organizado pela FESPT e reconhecido pela CBTKD, contou com a participação de Para-atletas com deficiência física, visual e auditiva
  • Desafio Internacional no Arnold Classic Brasil que teve repercussão internacional e contou com a presença de Arnold Schwarzenegger e do Gerente do Taekwondo do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos RIO 2016, Mark Kauffman.
  • Em 2016, também pela FESPT, foi iniciado um trabalho de alto rendimento de Para-Taekwondo, no qual resultou a medalha de ouro (primeira medalha de ouro do Para-Taekwondo brasileiro), para o Brasil no 4º Campeonato Pan-americano de Para-Taekwondo, realizado em Queretaro, México com a participação de 15 países.

Para maiores informações sobre o assunto, procure as federações estaduais filiadas à Confederação Brasileira de Taekwondo e a própria confederação.

1o_paulista_para-taekwondo_1

4o_pan_americano_lucas_almeida_1 4o_pan_americano_lucas_almeida_3 arnold_classic_2015_3

Deixe um comentário!

0 Comentários

Comente